Viva o Pi

cabecPi.png

Palestras
Viva o Pi
Rui Ralha

15 de março, 15 h | Escola Básica 2º e 3º ciclo do Tortosendo
> Viva o Pi – Salada de Pi
15 de março, 18 h | Anfiteatro 6.01 (UBI)
Viva o Pi – Em busca do Pi

Sinopses

 

Viva o Pi  – Salada de Pi

15 de março, 15 h | Escola Básica 2º e 3º ciclo do Tortosendo

Representado pela letra grega que corresponde ao p, o número Pi tem origem na relação entre o comprimento de uma circunferência e o respetivo diâmetro. Como é um número irracional, a sua representação decimal é infinita e não periódica. De todas as constantes matemáticas (há muitas) é a mais celebrada. Por exemplo, sabias que existem vários livros sobre o PI e que até há um filme de ficção científica e suspense chamado Pi? E que no Guiness está registado o recorde dos 70 000 primeiros algarismos memorizados e recitados por alguém em 2015? Ou que supercomputadores já calcularam 8 000 000 000 000 000 (8 mil biliões) de algarismos do Pi? Nesta palestra apresentaremos um pouco da História, alguns factos científicos, curiosidades, anedotas, tudo sobre o Pi.

 

Viva o Pi  – Em busca do Pi

15 de março, 18 h | Anfiteatro 6.01 (UBI)

Nesta palestra faremos uma viagem pela História do pi, em particular pelo mundo dos algoritmos para calcular aproximações do número Pi, desde o clássico método de exaustão de Arquimedes até alguns dos algoritmos mais eficientes usados nos dias de hoje para programar os computadores que já calcularam milhares de biliões de algarismos do Pi.

Rui Ralha

 

20160429200549_ProfRuiRalha.jpg

 

Rui Ralha é Licenciado em Matemática (Ramo Ensino) (1981) pela Universidade de Coimbra. Em 1990 obteve o grau de Doutor (PhD) na Universidade de Southampton (Reino Unido) e, por equivalência, em 1991, o grau de Doutor em Análise Numérica e Computação, de novo na Universidade de Coimbra. Foi professor na Escola Secundária de Avelar Brotero, Coimbra, nos anos letivos de 1980/81 e 1981/82. Iniciou a carreira no Ensino Superior no Departamento de Matemática/informática do Instituto Universitário da Beira Interior (hoje, a Universidade da Beira Interior) em Outubro de 1982 onde permaneceu até Setembro de 1994. Desde então integra o quadro docente e de investigação da Escola de Ciências da Universidade do Minho, no Departamento de Matemática e Aplicações, onde é Professor Associado.

Create your website at WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close